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PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: SUGESTÕES




Projeto O Despertar da Consciência Negra

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto, intitulado “O Despertar da Consciência Negra na escola, traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas”.

Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade.

Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais.A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.

OBJETIVO GERAL:

- Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pesquisar palavras· em jornais e revistas
Registrar palavras pesquisadas·
Ler texto·
· Observar o mapa mundi
Expressar a diferença entre 13 de maio e o 20 de· novembro
Escrever palavras relacionadas ao tema·
Registrar numerais,· reconhecendo as quantidades
Identificar o calendário mensal como parte· integrante do calendário anual
Demonstrar ações de irmandade,· fraternidade
Reconhecer o número de letras das palavras·
Localizar e· identificar distâncias
Pesquisar gravuras/fotos·
Expressar situações· vivenciadas ligadas à religiosidade
Identificar palavras que representem o· nome de alimentos de origem Africana
Resolver pequenos problemas·
· Emitir opinião sobre o que é preconceito racial
Ouvir músicas relacionadas· ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som das músicas
Reconhecer· som afro
Participar ativamente da Oficina do Corpo·
Demonstrar sua· compreensão da história tempo de escravidão fazendo ilustração
Confeccionar· maquetes de um quilombo
Ilustrar a música Canto das três Raças·
· Participar da construção do retrato étnico da turma
Confeccionar pequenos· chocalhos, peças de vestuários, utensílios de mesa
Participar da montagem· do painel da fraternidade
Demonstrar a compreensão das histórias Capoeira· Menina bonita do lenço de fita, Toinzinho no gibi-Zumbi e o dia da consciência negra,Amigo do rei-Ruth Rocha
Participar da· Oficina de beleza
Participar ativamente das brincadeiras
Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro.· Os Gêmeos
Culinária Afro –Feijoada e outras comidas.

1º) Semana:

Desconstruindo o 13 de maio



Pesquisa em· jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras·
· Leitura do texto “Zumbi pensava diferente”
Observação do mapa mundi para· localização do Brasil, África, Portugal.
Decomposição da palavra PALMARES· para formação de novas palavras.

2º)Semana:

Zumbi dos Palmares - O dia 20 de novembro



Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de· maio e o dia 20 de novembro
Tentativa de escrita de palavras·
Registro· de numerais comparando quantidades
Exploração do calendário mensal·
· Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a história de negro

3º) Semana:

Religiosidade



Construção de um glossário com· palavra de origem africana
Rodas de conversa enfocando a irmandade dos· homens, que todos somos iguais.
Exposição de ervas presentes principalmente· na cultura afro
Contagem de número de letras das palavras·
Localização· identificando distâncias: Perto longe a partir da fala do narrador ao afirmar que os negros cativos vinham de muito longe.
Pesquisa de gravuras ou fotos· que demonstrem atos fraternos entre brancos e negros.
Música:
Audição da música “O conto das três Raças” (Clara· Nunes)
Exploração de sons afros: tambor, atabaque,· berimbau

Artes:
Ilustração da História Tempo de Escravidão (através· de pintura com guache)
Confecção de fantoches com perfil afro;·
· Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças;
Formação de· painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;
Construção· de maquete de um quilombo;
Confecção de chocalhos, atabaque e· berimbau.

Literatura:
Sugerimos as histórias: O ratinho branco e o· grilo sem Asas; Menina bonita do laço de fita e a lenda Negrinho do Pastoreio. O amigo do Rei Ruth Rocha e Gibi Zumbi e a Consciência Negra)

Sugestão de Dinâmica

OBJETIVO: Homenagear a etnia afro e acabar com o preconceito racial.

MATERIAL NECESSÁRIO: Bonecos e Caixinhas

*Confeccionar os bonecos com rolos de papel higiênico.
OBS: Bonecos de etnias diferentes.

* As caixas devem ser enfeitadas. Em casa caixa deve conter uma mensagem para que as pessoas abram e leiam.

Dentro da caixa devem conter perguntas como:

- Onde você guarda seu racismo?
- Por que os protagonistas de novelas quase sempre são brancos e os negros empregados ou escravos?
- Seria mesmo necessário cotas nas universidades se não houvesse racismo?

Cada um lê a pergunta e guarda novamente.
Em seguida debater sobre as questões lançadas.

* As perguntas podem aumentar, diminuir ou modificar-se de acordo com o público, a realidade e faixa-etária do grupo.

SUGESTÕES DE LEITURAS

Leituras para o dia da consciência negra



· FELICIDADE NÃO TEM COR

JULIO EMILIO BRAZ


Fael é um menino negro que não está contente com a sua cor e decide partir em uma aventura com a sua amiga (e boneca) Maria para conseguir o endereço de Michael Jackson e a fórmula para mudar de cor. Uma história comovente sobre racismo.


· AS TRANÇAS DE BINTOU



SYLVIANE A. DIOUF


As tranças de Bintou é uma história comovente que permite repensar o Brasil através dos costumes africanos. "Grande parte da minha pesquisa é dedicada à história e à cultura do povo africano. Quando me dei conta de quão pouco conhecemos esses assuntos, senti que deveria partilhar o que aprendi, não somente com adultos, mas também com os leitores mais jovens que, espera-se, cresçam mais bem informados que as gerações anteriores. (A Autora)


· HISTÓRIAS DA PRETA



HELOISA PIRES LIMA


Descendente dos negros africanos que vieram trabalhar no Brasil, a menina fala do que descobriu sobre seus antepassados, e narra sua experiência como uma brasileira que muitas vezes não é tratada como as demais.



O MENINO MARROM - ZIRALDO


  • "Sua pele era cor de chocolate. As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja."

    Editado pela primeira vez em 1986, conta a história de dois amigos de cores diferentes que crescem juntos.

    Série Mundo Colorido, da Editora Melhoramentos.

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